Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

Área do conteúdo

Ações do PAAP

PAAP-Artes

Ação que tem a finalidade de apresentar atividades didático-pedagógicas e técnicas de Artes que envolvam a inovação e a valorização da área, com foco na música, teatro, dança, cinema, educação entre outros. Essa ação tem o apoio das professoras Liu Man Ying, Maria Juliana Linhares, Simone Souza e Milena Szafir.

PAAP-IC

Espaço de apresentação e divulgação da inovação na pesquisa Científica na UFC, apresentado para a comunidade da UFC um estado-da-arte sobre os pesquisadores e suas conquistas, objetivando o despertar crítico quanto a pesquisa desenvolvida na nossa instituição e mundo afora.

PAAP-In (Inclusão)

Espaço de discussão e desenvolvimento de ações que visem a acessibilidade e inclusão, em parceria com a Secretaria de Inclusão e acessibilidade da UFCInclui. Essa ação conta com o apoio da Professora Fernanda Claudia e da Técnica Graziele.

Coral PAAP

A criação do Coral do PAAP tem como propósito inovar e incrementar as atividades culturais do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), promovendo a integração entre professores, servidores e amigos da UFC. O Coral do PAAP tem como regente a maestrina Ana Cléria Rocha (ICA) e no seu repertório serão inclusos diversos gêneros musicais como o samba, o pop, o reggae, o sertanejo, a bossa e a música regional e internacional.

CAP (Censo acadêmico-pedagógico)

Tem por finalidade colaborar com informações para as análises dos impactos das ações de formação, a partir dos dados obtidos no APP PAAP-Móvel e fornecidos à Coordenadoria de Avaliação da EIDEIA.

DComp (Docência ComPartilhada)

Essa ação visa a transformação do olhar do professor sobre sua sala de aula, como ambiente de investigação do ensino. Principalmente, almeja acompanhar e apoiar as formações in locus, nos campi da UFC, por meio de visitas agendadas, a partir de demanda interna, subsidiando estudos em grupos, com temas de interesse do grupo, que solicitou a demanda.

InForma (Inovação na Formação)

Ação  que objetiva o desenvolvimento de programa de entrevistas na rádio e TV universitária, bem como a publicação no jornal visando, sempre, a divulgação de práticas de Inovação técnico-pedagógica envolvendo professores, técnicos e alunos, além de convidados externos, que atendam à temática de inovação. Essa ação tem a parceria do professor Pedro Rogério, por meio do Programa de rádio “Multicultura” na Rádio Universitária FM 107,9.

LITA (Laboratório de Inovação técnico-acadêmica)

Visa ofertar cursos e/ou minicursos para professores, técnicos e estudantes da UFC. Essas ações acontecerão via plataforma on-line, com viés de MOOC. Também, temos como meta o desenvolvimento técnico-pedagógico de videoaulas. Podem propor ações de inovação, todos da comunidade acadêmica, por meio de formulário eletrônico.

Prêmio InovPed (Inovação Pedagógica)

Em parceria com a PROGRAD, visa selecionar as melhores práticas pedagógicas,  com a finalidade de socialização dessas práticas no âmbito da UFC.  A participação será por meio de edital anual, com foco em projetos de ensino, em nível de graduação. As apresentações dessas práticas de inovação serão durante os Encontros Universitários da UFC, no Evento de Docência para o Ensino Superior, sob a responsabilidade do PAAP.

ProfInsp (Professores Inspiradores)

Essa ação visa homenagear o professor, que fez ou faz a diferença na vida escolar ou acadêmica de professores, técnicos ou estudantes da UFC. É um momento de reconhecimento e gratidão para esse docente. Podem ser homenageados professores efetivos ou aposentados, do ensino básico ou superior, da rede pública ou particular, e de qualquer instituição.

 

 

 

Acessar Ir para o topo