Camerata de Cordas da UFC faz apresentação imersiva e inclusiva no Salão Nobre da Reitoria

Data de publicação: 27 de maio de 2022. Categoria: Notícias

Nesta sexta-feira (27/05), a partir das 17h, a Camerata traz ao público um concerto especial voltado aos temas dos filmes e animes do Studio Ghibli, renomado estúdio de animação japonesa cujos filmes conquistaram tanto as crianças como os adultos. A apresentação será no Salão Nobre da Reitoria, localizado na Av. da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza – CE.

O concerto busca trazer uma experiência imersiva e inclusiva para o público com a projeção de cenas dos filmes e de telas de interação acusticamente sensíveis. A coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Liu Man Ying (ICA/UFC), deu mais detalhes sobre o momento: “Convidamos o projeto “Design Computacional como meio de expressão artística e inclusão” da Secult UFC, para uma parceria artística que tem como objetivo traduzir frequências sonoras em informações visuais e de vibração para apreciação por pessoas com deficiência auditiva”, ela diz.

A captação e tradução para os dois estímulos é feita em tempo real, e os estímulos visuais são gerados com a definição/criação de elementos que interagem com a música de acordo com o som executado pela Camerata.

Para os mecanismos visuais, foram selecionadas cenas dos filmes e elementos que compõem a cena para interação com a música, que serão transmitidos enquanto a Camerata realiza o concerto.

Confira o programa desta apresentação:

1. “Itsumo nando demo” (A viagem de Chiriro). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha
2. “One summer day” (A viagem de Chiriro). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Silvio Henrique/Camerata de Cordas da UFC
3. “Tonari no Totoro” (Meu Amigo Totoro). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha
4. “Gake no Ue no ponyo” (Ponyo). Música de Joe Hisaishi e Katsuya Kondo. Arranjo: Inácio Saldanha
5. “A town with an ocean view” (Serviço de Entrega de Kiki). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha
6. “Arrietty’s Song” (O Mundo dos Pequeninos). Música de Cécile Corbel. Arranjo: Inácio Saldanha
7. “Bygone Days” (Porco Rosso). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha
8. “Hotaru no Haka” (O Túmulo dos Vagalumes). Música de Michio Mamiya. Arranjo: Gustavo Cymrot/Camerata de Cordas da UFC
9. “The Journey to the West” (Princesa Mononoke). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha
10. “Merry go round of life” (O Castelo Animado). Música de Joe Hisaishi. Arranjo: Inácio Saldanha