Coral do PAAP realiza primeira apresentação presencial

Data de publicação: 20 de maio de 2022. Categoria: Notícias

O grupo se apresenta nesta sexta-feira (20/05), às 17h, no evento “XI Diálogos da Matemática com a Pedagogia”, realizado na Faculdade Educação, com um repertório com músicas da raiz cearense e do rock brasileiro. Eles irão participar do lançamento do livro “Educação na Pandemia: Vivências, desafios e perspectivas”.

O convite para participar do evento se deu pois o Coral tornou-se referência durante a pandemia e proporcionou o encontro de professores, técnicos e estudantes da UFC, e também da comunidade externa, para cantarem on-line.

A apresentação é um marco para os coralistas e para a regente, a Profa. Dra. Ana Cléria Rocha, que até o momento conduziu as apresentações de forma remota. “No começo foi um pouco difícil, porque quando você grava sua voz sem ouvir a do outro, é bem mais fácil. Então, a primeira barreira foi essa, nós quebrarmos esse medo e indecisão de achar que não vai dar certo”, explica.

Segundo ela, a expectativa tomou conta do grupo, que se preparou com técnicas de aquecimento, de respiração e com trabalho psicológico. “Eles estão com friozinho na barriga, porque é uma estreia. Até mesmo quem é experiente, sente aquele friozinho.” O professor Cid Bylaardt, membro do Coral desde a sua criação, enfatiza que “é emocionante pensar nessa primeira apresentação e conhecer ao vivo colegas com quem tínhamos certa proximidade afetiva sem nunca nos termos visto pessoalmente”.

Sobre as mudanças na interação com o público, Ana Cléria afirma que “os aplausos são os melhores alentos para quem se apresenta, para quem fala bem, canta bem, para quem atua bem. Então, esse reconhecimento se faz extremamente importante num momento desses”. Na sua opinião, os cantores se esforçaram bastante para chegar até aqui e o público vai gostar bastante do que eles prepararam. Cid diz que estar diante da regente e ao lado dos colegas vão ser as maiores mudanças nas apresentações. Segundo ele, “a qualidade do som melhora infinitamente. E ao vivo as emoções afloram com mais intensidade, a música fica mais bonita”.

Para esse momento ímpar na história do Coral do PAAP, a professora Ana Cléria escolheu um repertório bem brasileiro e que, segundo ela, as letras contém palavras de incentivo e de mudança de vida. A regente escolheu as músicas :
– Só quero um Xodó (autoria: Dominguinhos & Anastacia e arranjo: Elvis & Marcelo Recski);
– Dias melhores (autoria Rogério Flausino e arranjo: Edu Morelenbaum);
– O Sol ( Jota Quest, arranjo: André Durval, adaptação: Ana Cleria Rocha).

Quem não puder estar presente no auditório Valnir Chagas da Faculdade Educação (FACED/UFC), pode assistir a apresentação pelo canal do PAAP no Youtube: https://youtu.be/ZI6_wxnHGjg

Agora, as apresentações não serão somente gravações com as vozes separadas, já que agora o grupo se apresenta de forma presencial.