Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

Área do conteúdo

Vídeo do Grupo Tresillo, nessa sexta-feira, no PAAP-ARTES

Data de publicação: 19 de novembro de 2020. Categoria: Notícias

O PAAP- Arte apresenta o Grupo Tresillo e trechos de um show realizado no dia 28/04/2019 em prol das vítimas do ciclone que passou por Moçambique.

Este show foi realizado no Teatro Morro do Ouro – Fortaleza – Ceará. Seu repertório constou das seguintes músicas. MÚSICAS 1. Malunguinho (Ponto de Jurema – Tradição Oral) 2. Cuidados, Tristes Cuidados (Marcos Portugal) 3. Foi Boto, Sinhá (Waldemar Henrique) 4. Araruna (Marlui Miranda sobre música dos índios Parakanã – PA) 5. Negro Espírito (Escurinho) 6. Abaluaiê (Waldemar Henrique) 7. Obaluaiê (Pingo de Fortaleza e Guaracy Rodrigues) 8. Tabajara (Erivan Araújo)

O grupo “Tresillo” é formado por Catherine Furtado (Percussão – Docente UFC – Licenciatura em Música), Michel Costa (Violão – Docente UERN – Licenciatura em Letras) e Maria Juliana (Canto – Docente UFC – Licenciatura em Música). O nome do grupo é uma referência a um tipo de célula rítmica presente em várias manifestações musicais afro-latinas. O repertório do “Tresillo” é formado por essas canções de matriz africana travando um diálogo com a cultura indígena, a fim de acessar por meio dessas ancestralidades, a temática da raiz da cultura sertaneja, que é também marcada por simbologias negras e ameríndias, muitas vezes negadas nos processos de memória do sertão nordestino.

Nessas imagens, há clipes gravados no Espaço Arvoreser @arvoresercasa – https://www.instagram.com/arvoresercasa/

Acessar Ir para o topo