III SEMPED teve palestras, oficinas e edição especial do Professores Inspiradores (ProfInsp)

Data de publicação: 21 de março de 2022. Categoria: Notícias

Com o tema “As múltiplas salas de aula na atualidade”, a III Semana Pedagógica da UFC aconteceu entre os dias 14 e 18 de março. As palestras e oficinas foram transmitidas no canal do PAAP no Youtube e discutiram temas como planejamento didático e técnico pedagógico, metodologias ativas e organização do ensino, gestão e outros.

A temática foi importante para o momento atual da Universidade, com o retorno de 100% das atividades presenciais. Segundo a professora Maria José dos Santos, do PAAP, ‘“a intenção foi abordar um tema que contemplasse a importância desse retorno presencial, mas que não poderia ser como antes. As mudanças são essenciais e inevitáveis.”

Para a professora, foi uma semana de reflexões profundas e muitos aprendizados, que trouxeram resultados positivos.

“A cada semestre a SEMPED tem se consolidado e a comunidade acadêmica tem reconhecido a importância para acolhida nos semestres. Especialmente por estarmos de volta ao presencial após 2 anos de atividades remotas”, explica.

A programação foi distribuída em cinco dias, cada um deles com duas palestras e uma oficina. Esta última era destinada aos discentes da UFC.

Destacou-se no terceiro dia da SEMPED a palestra do Prof. Dr. Edgar Marçal, superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Ele e Jader Soares, Diretor da Divisão de Sistemas, comentaram como foi estar à frente dos sistemas da Universidade durante o período pandêmico: “Foi um grande desafio mas ficaram grandes aprendizados.”, declara Jader.

Em entrevista ao PAAP, Edgar disse que é muito importante falar das contribuições da STI para toda a Universidade. “A pandemia empurrou todos para o mundo digital. Ao longo desse período em que funcionamos 100% online, a equipe de Tecnologia da Informação fez de tudo para manter a normalidade, com os sistemas funcionando. Saímos disso mais fortes, com soluções que vieram para ficar”, declara Marçal.

PROFINSP – No último dia de evento, ocorreu a edição especial do Professores(as) Inspiradores(as) (ProfInsp). O Prof. Dr. Luís Botelho foi homenageado por Pedro Rogério e Luiz Albuquerque. Emocionados, eles relembraram momentos de suas trajetórias com o professor, e falaram sobre a grande influência e contribuição de Botelho nas suas vidas acadêmicas.

O Profinsp – Professores(as) Inspiradores(as)  é uma ação que visa homenagear o professor, que fez ou faz a diferença na vida escolar ou acadêmica de professores, técnicos ou estudantes da UFC. Trata-se de um momento de reconhecimento e gratidão para o docente homenageado, e também para o homenageador, que deve ser professor ou técnico da UFC.

O evento está disponível na íntegra no canal do PAAP. Acesse aqui e assista às palestras e oficinas.

Fonte: Profa. Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico – e-mail: paap@eideia.ufc.br
Prof. Dr. Edgar Marçal, titular da Superintendência de Tecnologia da Informação.