IVSEMPED: em fatos e números

Data de publicação: 30 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

A IV Semana Pedagógica aconteceu de 05 a 12 de agosto de 2022, e teve como tema “Inovações pedagógicas no ensino superior: Tecnologias, Letramentos e Formação”. Durante essa semana o PAAP desenvolveu várias atividades que contemplaram o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão,  oferecendo ao público arte e inovação tecnológica. A IV SEMPED trouxe, de forma colaborativa, o desenvolvimento de atividades que envolveram desafios e perspectivas sobre práticas pedagógicas revolucionárias, apresentando possibilidades para a docência na UFC. Algumas atividades aconteceram de forma presencial, e outras de forma remota. Para atender toda a comunidade da UFC, as atividades estão disponíveis na Playlist IVSEMPED, no Canal do YouTube do PAAP.

A IVSEMPED contou com a participação de professores, estudantes, técnicos e da comunidade externa à UFC, revelando nesse último a importância social da UFC. As atividades tiveram em média 2.000 visualizações, distribuídas em webconferências, webvídeos, momentos culturais e oficinas, além de, podcasts e minicursos. Além de um excelente alcance de público via redes sociais do PAAP.

Sobre a IV SEMPED depoimentos de participantes avaliaram que,

As temáticas das palestras foram maravilhosas; gostei também do momento de relaxamento e da homenagem ao Dia do Estudante; consegui entender melhor o sentido da inovação no âmbito da prática docente; gostei demais da apresentação da Profa. Valquíria Villas Boas – me identifico com a temática desenvolvida por ela, até já encomendei um dos livros da Elizabeth Berkley, autora comentada pela professora. Enfim, só tenho a agradecer pela oportunidade. (DOCENTE UFC)

Não sei se há condições de ser executado, mas se fosse possível momentos como esses a cada semestre seria muito interessante para a melhoria da nossa formação pedagógica. Talvez com menos dias, mas se houvesse a possibilidade seria muito benéfico. (DOCENTE UFC)

Em relação a continuidade e a periodicidade desta ação no espaço da UFC, a coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento (PAAP/COIDEA/EIDEIA), profa. Mazzé Santos, informa que a Semana Pedagógica acontece todo início de semestre. Relata que, “trata-se de um espaço de importante reflexão sobre a inovação da docência na UFC”, e, por fim diz, “desejamos que cada vez mais os docentes, técnicos e estudantes se engajem nas discussões efetivando a participação de toda academia na Semana Pedagógica da UFC.”