[ PAAP APOIA ] Julgamento Simulado: O caso da república de Atlântida

Data de publicação: 26 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 9h, a turma de alunos da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, sob a orientação do professor Flávio Gonçalves, realiza o Julgamento Simulado “O Caso da República de Atlântida”, situação hipotética inspirada em fatos reais.

A República de Atlântida, uma ilha marcada por profundas divisões ideológicas, julga políticos, cientistas, religiosos, donos de laboratório e outros cidadãos do país, sob a acusação de terem adotado posturas controversas, eticamente reprováveis e ilícitas durante uma pandemia de covid19 que, em sua variante ômega, a mais contagiosa e letal, ceifou a vida de boa parte dos cidadãos da ilha, também atingida por um forte tsunami que matou outra parte da população do lugar.

O caso foi pensado para discutir, sob diferentes perspectivas, sobretudo filosóficas, éticas, ambientais, bioéticas, jurídicas e epistemológicas, as diferentes concepções marcadas pelo cientificismo, fundamentalismo religioso, negacionismo, egoísmo e interesses políticos que podem agravar crises ambientais e sanitárias como aquelas que vivenciamos atualmente. A atividade tem por objetivo desenvolver nos alunos o maior interesse pela Filosofia, Epistemologia e Ética, através de exercícios argumentativos que os preparará mais e melhor para suas futuras atuações profissionais.

Para conhecer o estudo de caso proposto, as peças elaboradas pela acusação e as peças elaboradas pela defesa, que integram os autos simulados do processo, clique no hiperlinks respectivos.

Desempenharão o papel de oradores de acusação os alunos Maria Eduarda Braga, Alícya Meneses e C. Fontenele e, como oradores da defesa, atuarão os alunos Carlos Moisés, Lara Pacheco e Larícia Alves. Nas respectivas suplências, poderão colaborar na acusação os alunos Amanda Santiago, Thaís Vitória e Victor Lima e, na defesa, os alunos Keyliane Gadelha, Karen Sousa e Arthur Jeiel.

Os demais interessados/as, inclusive de outros cursos da UFC ou de outras instituições, poderão participar por meio do Youtube, via canal do PAAP UFC.

Acesse: https://youtu.be/IqBPHtnvI9w