Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC comemora três anos

Data de publicação: 8 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará completou três anos de formação no dia 23 de setembro. Em comemoração à data, a atual gestão, que está à frente do Programa desde sua formação, celebra as conquistas e traça as perspectivas para o futuro.

Criado em 2019, o PAAP vem consolidando-se como um importante ambiente de apoio e acompanhamento pedagógico de estudantes e de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. Esse alicerce foi construído especialmente durante o período mais alarmante da pandemia de covid-19, que exigiu novas práticas de ensino a partir do uso de tecnologias educacionais.

“Enfrentamos fortemente e de modo dinâmico, ativo e inovador as dificuldades dos docentes no uso das tecnologias no período pandêmico. Foi um momento que tivemos de pensar para planejar, com apoio da gestão superior da UFC, modos inovadores para o ensino, criando possibilidades para responder a uma realidade educacional nunca vivida” declara a coordenadora do Programa.

Avaliando os feitos do triênio, destaca a atualização do ANEXO III da RESOLUÇÃO N° 08/CEPE DE 26 DE ABRIL 2013, do Programa como um marco importante para a formalização das ações e para a integração e socialização de conhecimentos pedagógicos, científicos, culturais e artísticos para todos os campi da UFC.

De 2020 até hoje foram elaborados 13 planos formativos e um e-book, além das diversas atividades formativas que são divulgadas semestralmente nos planos de formação e podem ser conferidas no site do Programa (https://paap.ufc.br/pt/planos-formacao/). A coordenadora do Programa enfatiza ainda sua gratidão em fazer parte da iniciativa e declara, em nome da coordenação, o desejo de “promover a inovação a partir das tecnologias educacionais com temáticas contemporâneas, atendendo ao maior número de profissionais da academia, contemplando a tríade humana formada por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes”.

PAAP – O Programa de Apoio e Acompanhamento pedagógico (PAAP) é vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (COIDEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), programa estratégico da Universidade que trata também do acolhimento aos docentes ingressantes na UFC durante o período de estágio probatório, e da oferta de atividades voltadas à formação acadêmica, prospectando a inovação pedagógica à docência no ensino superior.