Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

Área do conteúdo

Reconhecimento das experiências exitosas da Docência Superior marcam a edição deste ano do XIV EDES

Data de publicação: 9 de dezembro de 2022. Categoria: Notícias

O XIV Encontro de Docência Superior (EDES) neste ano destacou as experiências de docência superior nos Encontros Universitários. Os trabalhos apresentados abordaram, em especial, sobre práticas pedagógicas inovadoras que, segundo a professora Maria José Costa dos Santos, coordenadora do XIV EDES, são momentos que se constituem de grande valor para divulgação e troca de saberes do que está sendo realizado no âmbito da inovação pedagógica na UFC. 

Os melhores trabalhos inscritos nesta edição foram contemplados através do Prêmio InovPed: Professor Lauro de Oliveira Lima, que foi a novidade deste Encontro. Para a professora Carolina Morais (UFC/CH), ganhadora desta edição, “o prêmio InovPed não apenas prestigia os melhores trabalhos dos docentes da UFC, como também, promove um ambiente de partilha de práticas educativas na comunidade acadêmica. Isto representa mais um espaço para diálogo na UFC entre docentes, é necessário e favorece toda a comunidade acadêmica, pois podemos aprender uns com os outros e mudar nossa percepção sobre a nossa atuação em sala de aula, em um movimento crítico-reflexivo de nossa prática.”

A professora Carolina de Morais, refletindo sobre suas práticas com o uso das tecnologias educacionais e das metodologias ativas no ensino nos fala que “durante o período de distanciamento social, mudamos as nossas formas de ver o mundo e de realizar momentos em sala de aula (virtual) com a mesma qualidade e afetividade do ensino presencial. Foi aí que eu encontrei uma oportunidade de incluir a tecnologia digital às aulas. O uso compulsório deu lugar às possibilidades para criação de materiais autênticos e, assim, a confiança de que os alunos poderiam ser bons estudantes e não apenas bons alunos. Ao relacionar a autonomia dos alunos às estratégias de ensino de língua estrangeira, pude perceber muitos ganhos, principalmente no que concerne à interação entre os aprendizes. Comecei a desenvolver a pesquisa para o meu projeto de pós-doutorado e, como os achados foram promissores, eu resolvi inscrevê-lo no XIV Encontro de Docência no Ensino Superior e ouvir sobe doutras experiências exitosas e falar sobre a minha. 

E finaliza relatando o sentimento em ter sido selecionada em primeiro lugar, em 2022, no Inovped: “A sensação de ter tirado o primeiro lugar é muito boa, não pelo primeiro lugar em si, mas por saber que estamos caminhando para uma educação inovadora e de melhor qualidade na universidade.” 

Outro momento do encerramento do XIV EDES foi a realização do ProfInsp que homenageou a profa. Lindyr Saldanha (FACED/UFC) que exerceu com maestria sua docência durante efetivos 47 anos, no mesmo departamento, na mesma unidade e com a mesma alegria e entusiasmo. Maria José Costa dos Santos, coordenadora do evento, reflete que esta ação pedagógica é um momento de reconhecimento e muita gratidão para o docente que é homenageado. 

Fonte: Paap

Essa ação do PAAP já foi consolidada pela comunidade acadêmica da UFC e é esperada sempre com muita ansiedade e emoção. A ideia de poder ofertar e apresentar gratidão, carinho e admiração a um docente que fez/faz diferença na sua vida pessoal, profissional e acadêmica, faz a diferença na vida não só de quem recebe a homenagem, mas especialmente transforma a vida do homenageador. 

Para saber mais sobre as atividades do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico e as atividades de encerramento do XIV EDES acesse a página https://paap.ufc.br/pt/

 

Acessar Ir para o topo